15 fevereiro, 2014

E a postura ??













Fôlder disponível neste site.

Do que adianta, estar linda e produzida se a sua postura não ajuda? como sabem dou aulas de Ballet e esta é uma prática que exige muita postura, no início eu tinha péssimos hábitos ao me sentar, deitar e até mesmo andar, jogando o ombro para frente ou ficando torta, hoje ainda cometo alguns deslizes, principalmente quando estou cansada, mas vigio muito mais e vi melhoras significativas em relação a isso.

Vejo alunas de 10 anos que não conseguem manter a coluna ereta por mais de 10 segundos... Há algo errado... No início você poderá achar difícil manter a postura, mas com o tempo sua coluna ganhará a resistência que precisa e você achará mais fácil, além de fazer bem a saúde e ficar mais elegante.

Consequências ...

 Dor, deformidades posteriormente (escoliose, lordose e cifose), má circulação de sangue na região, retenção de líquido originando aumento da gordura não só na barriga por projetá-la para frente mas, também nas costas e as temidas celulites.

Fortalecendo em casa ... A seguir exercícios práticos que poderão ser realizados sem supervisão, porém caso seu cado seja mais grave procure um médico ou profissional da Educação Física para auxiliá-lo.


Alongar a lombar. Deitado no chão, segure os joelhos, puxando-os em direção ao peito. Mantenha a posição por 30 segundos. Após algumas semanas de prática, o glúteo deve ser gradativamente levantado do chão.

Fortalecer a lombar. Deite de costas e com os joelhos flexionados. Contraia a região pélvica, repetindo o movimento por 10 respirações. A contração deve ser feita no momento da expiração, como se fosse esconder o umbigo

Alongar toda a coluna. Deitado de costas, com os joelhos flexionados, levante o quadril, fazendo força para levar o glúteo em direção ao calcanhar. A posição deve ser mantida por 45 segundos..

Fortalecer toda a coluna. Deitado de bruços, levante a cabeça, tronco e braços, realizando dez repetições. A região abdominal deve ser mantida contraída durante a extensão do tronco. Na inspiração, relaxe o corpo. (manter a posição por 20 segundos, relaxar e repetir também é uma opção)

Texto: Leonardo Valle/ Foto: Shutterstock/ Adaptação: Letícia Maciel (Atividades sugeridas retiradas deste site) 

Academia, Ballet, Pilates e RPG, são dicas para quem deseja uma atividade física para fortalecer e manter não só a coluna como todo o corpo.

E ai ? como anda a postura de vocês ? Podemos melhorar sempre ...

Um Beijo

25 comentários :

  1. Oi linda,

    Ótimas dicas! Fiz ballet por 10 anos e sou apaixonada!! Seu blog é lindo!

    Já estou seguindo, depois vem conhecer meu cantinho e se puder retribui?

    Bjinho
    Carol
    http://www.falandotudoeumpoucomais.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal Carol...

    obg *-* vou sim...

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este post!
    Já estou seguindo você :)
    Não sei porque me deixou de seguir :(
    Obrigada pelos comentários.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Naiara!
    Sou totalmente errada com a postura,sento completamente torta :(
    Tô abismada de saber que a má postura afeta os rins...já tive alguns problemas e pode estar relacionado a minha postura.
    Ótimas dicas!!!
    Bjim
    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Psr, muita coisa eu também desconhecia... uma coisa simples que pode afetar tantas outras coisas né?

    Obg, pela visita volte sempre *-*

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Vou tentar me policiar mais aqui com a minha postura.
    Obrigada e seguindo seu cantinho ♥♥♥
    Bjim

    ResponderExcluir
  7. Oiiii
    Adorei seu post!!! Eu faço pilates e realmente ajuda na postura.
    Bjus
    Jaque

    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  8. :)

    Dizem que é ótimo pilates mesmo...

    Obg por vir, volte sempre

    bjo

    ResponderExcluir
  9. nossa tinha coisa aí que eu não sabia...
    muito interessante. Parabéns pelo blog :)

    http://patydelua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei seu blog
    virei leitora aqui :)

    http://altoseebaixos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bela dica , adorei !!!
    Bjus

    seguindo aqui retribui no meu cantinho.
    geriferreira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem? Adorei seu blog ^^ Estou seguindo e curtindo. Queria te pedir seguir e curtir minha página também amor?
    https://www.facebook.com/EspacoTeenComAnaLiaSantos
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi Nai,

    Tô bem nesse processo de fortalecimento!!! Os exercícios são dolorosos mas o resultado é muito bom!! Nada que umas sessões de RPG !! =)

    Bjão,
    Pri
    pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. nossa nem me fale é doloroso mesmo ;/ mas vale a pena !!

    bjo

    ResponderExcluir
  15. Amei seu blog!
    Beijos ♥
    http://queencami.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Fico feliz em saber :)

    volte smp... bjo

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu post foi muito importante e útil... eu tenho hernia na lombar devido má postura durante a adolescência e fiz RPG e fisioterapia tanto para a dor quanto para reposicionar a coluna. Fazia nas sessões estes exercícios e alongamentos e minhas fisioterapeutas sempre me relembravam para fazer em casa.

    Gisele do Parei nos 25, (te seguindoooo!)

    http://pareinos25.blogspot.ie/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, coluna é um caso sério né?

    Obrigada por vir !

    bjo

    ResponderExcluir
  19. Super interessante, sabia que uma postura ruim fazia mal, mas não tanto rs
    Beeijos, aninha
    http://justlanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. pois é... dá muito problema mesmo ;/

    bjo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante pra mim! Avise se seguir que sigo de volta ♥

Beijos